domingo, 14 de setembro de 2008

PERFIL DO PROFISSIONAL GLOBALIZADO

Em texto publicado pelas alunas Estera Muszkat Menezes,Lígia Momm e Morgana do Carmo Andrade Barbieri ,do programa de Pos-graduação em Engenharia da produção da Universidade Federal de Santa Catarina a maior vantagem que os seres humanos têm sobre os outros animais é sua capacidade de criar novos conceitos com base em experiências passadas e na observação e análise de fatos que acontecem ao se redor. O pensamento criativo é uma força positiva que usa a imaginação e catalisa soluções para os problemas. Ser criativo é "pensar diferente".
Elementos como curiosidade, capacidade de correr riscos, mudança de paradigmas e perseverança são passos importantes na direção de uma atuação criativa.
As mudanças no meio empresarial exigem também mudanças profundas nas pessoas, que passam a ser vistas como o maior patrimônio existente na organização.
Segundo Drucker (2002) Embora as expectativas de vida profissional do indivíduo, e principalmente do trabalhador intelectual tenham aumentado muito rapidamente, o mesmo não acontece nas organizações empregadoras onde em um período de rápida mudança tecnológica, de concorrência crescente devido à globalização, de inovação visível - as expectativas de sucesso continuam a decrescer. Portanto, um número cada vez maior de pessoas, e principalmente de trabalhadores de conhecimento, pode esperar viver mais do que suas organizações empregadoras, e devem estar preparadas para desenvolver novas carreiras, novas qualificações, novas identidades sociais, novos relacionamentos para a segunda metade de suas vidas.

Observa-se que a nova economia é realmente baseada no conhecimento.
Para atender às exigências da era do mercado globalizado, a empresa hoje procura o profissional criativo, bem informado e capacitado a exercer suas tarefas com flexibilidade. E mais, ele deve ser crítico, alerta, curioso e possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe.
As empresas necessitam cada vez mais de empregados que precisam lançar idéias e resolver questões coletivamente. No mundo atual as idéias são o capital mais importante e que só pode ser adquirido quando as pessoas pensam em conjunto.
Numa economia de serviços nosso maior bem são os seres humanos. Nosso capital humano vale mais que a propriedade, os recursos fixos ou os acordos contratuais. O capital humano é valioso não só porque afeta a qualidade dos serviços, mas porque pode se adaptar, se desenvolver e melhorar os serviços mediante inventividade, iniciativa e capacidade empreendedora. (LAW, 2001, p.113).
(Cristiane Silva)

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