quinta-feira, 25 de setembro de 2008

EMPRESA MULTINACIONAL X EMPRESA GLOBAL


Empresa multinacional é aquela que atua em vários países através de suas filiais. Normalmente nasce de uma empresa nacional com características bem definidas em função de seu país de origem e da comunidade onde primeiro se estabeleceu. Seus processos de produção e seus métodos de gerenciamento, seu estilo de comando, já estão muito bem definidos quando a empresa decide implantar uma filial em outro país. O objetivo quase sempre é a conquista de novos mercados. A filial será uma cópia exata da matriz em todos os detalhes. Qualquer adaptação só é feita em último caso. O nome da empresa, seu logotipo, a nacionalidade, as marcas de fantasia e as embalagens, não são apenas conservadas, mas exaltadas pela propaganda comercial, sempre que possível. A empresa filial procura estreitar ao máximo os laços de seus funcionários locais com a língua e os costumes da matriz.

A empresa global é aquela que tem sua produção descentralizada e espalhada por vários países. Pode surgir de uma empresa nacional, mas também pode já nascer como empresa global, ou seja, produz mercadorias num país somente para vender em outros. Não costuma estabelecer vínculos fortes com qualquer comunidade em especial. Seus processos de produção são adaptados de modo a se aproveitar da disponibilidade de tecnologia e mão-de-obra, à medida que a empresa se estabelece. Seus métodos gerenciais são flexíveis e se moldam as diversas culturas com que entra em contato. Sua cadeia de comando se baseia na tecnologia de informação e nas telecomunicações.

A empresa global procura mercados na mesma medida em que busca oportunidades de negócios e mão-de-obra barata. Ela pode ter todo um sistema de produção instalado em um país para cuja população não venda nada. E pode ter seu maior mercado onde não tem nenhuma fábrica. É uma empresa que procura cultivar uma grife, que tenta desassociar de qualquer cultura nacional específica. A grife é valorizada por associação com conceitos universais como pessoas especiais (esportistas, artistas, indivíduos de destaque da mídia, etc.) e lugares famosos. É claro que existem empresas multinacionais que se tornaram globais. Mas é muito difícil que uma empresa global procure se identificar com um determinado país. Isso é fundamental para se compreender o porquê a empresa global sempre apoiar organismos supranacionais como a União Européia, a ALCA, etc. Enquanto isso procura reduzir ao máximo a influência dos estados nacionais na economia mundial.

A empresa multinacional é típica da economia da era do capitalismo industrial. A empresa global é produto da economia e da cultura informacional. Muitas empresas ainda estão em processo de transição de um modelo para o outro e isso gera tensões e conflitos internos. Na prática, o executivo da multinacional se sente inseguro com a perda da identidade nacional de sua matriz, e teme que a operação da empresa entre em colapso com a descentralização excessiva. A necessidade de negociar com parceiros de culturas muito diferentes é seu maior desafio. Em relação às sociedades com as quais interagem, os dois tipos de empresa tem impactos muito diferentes sobre a economia e a cultura local.


Fonte:
www.midiaindependente.org

(Bruna Dantas)

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